Técnicas para escrever o copy perfeito – copywriting

Técnicas para escrever o copy perfeito – copywriting

Copywriting é a arte de criar conteúdo persuasivo, capaz de levar o utilizador a concretizar determinada acção valiosa para a marca – por exemplo: download de ebook, subscrição de newsletter ou envio de um formulário.

Imagine que está à procura de um software para fazer a gestão dos seus projectos. Ao fazer as suas pesquisas, encontra a página “sobre nós” de dois concorrentes:

Marca A
“Somos a empresa XPTO e estamos sedeados em Lisboa há mais de dez anos. A nossa empresa começou com um registo familiar, em 2000, ainda sedeada em Leiria e teve um crescimento exponencial desde então. Contamos atualmente com mais de 200 colaboradores e estamos presentes em 10 países. Somos comprometidos com o sucesso e organização das empresas, e desenvolvemos um software para gestão de projectos.”

Marca B:
“Somos a empresa XPTO e temos uma missão muito clara: tornar a sua empresa mais organizada e produtiva, através do nosso robusto software de gestão de projectos.
— O nosso software permite-lhe organizar a sua base de dados, criar projectos e atribuir tarefas a diferentes colaboradores e desta forma poderá perceber quais são as áreas mais rentáveis da sua empresa e quais são os procedimentos que deverão ser otimizados, de forma rápida e simples!”

A apresentação da marca B parece muito mais atractiva do que a marca A, certo?

Isto porque, mais do que falar sobre a empresa, a marca B passa os seus valores e as suas-mais valias de forma imediata. Ou seja, vende uma ideia, uma solução para um problema real.

Mas o que é que isto tem a ver com copywriting? Tudo! Quer ver como? Continue a ler….

1. o que é o COPYWRITING

Copywriting é uma técnica de redação, que consiste em produzir conteúdo persuasivo, com recurso a gatilhos mentais, tendo como objetivo convencer a sua audiência (target) a tomar determinada decisão – finalizar uma conversão útil para a marca – como por exemplo: subscrever a newsletter, continuar a ler o artigo, enviar um formulário ou comprar um produto.

Os principais objectivos do copywriting são cativar, educar e gerar conversões.

A melhor forma de entender o que é o copywriting, quais são as estratégias a implementar e porque é importante para a sua empresa, é continuar a ler o artigo – no fim, será capaz de criar textos muito mais atrativos e persuasivos.

2. o que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são armas de persuasão que podem (e devem) ser utilizadas no copywriting, para levar os utilizadores a terem determinadas reacções de forma “automática”.

De forma simplificada, o ser humano está “programado” para ser influenciado por determinados estímulos psicológicos, que o levam a responder positivamente, sendo eles: 

Reciprocidade: Quando alguém nos oferece algo, de forma gratuita, sentimo-nos no dever de retribuir – é a tendência natural de responder a uma acção positiva, através de outra acção positiva. 

Aprovação social: As nossas opiniões são influenciadas pelas opiniões das outras pessoas. Assim, se várias pessoas aprovam algo, mais pessoas serão influênciadas a ter a mesma atitude. 

Afeição/Afinidade: Tendencialmente, dizemos mais facilmente “sim” às pessoas que conhecemos e de quem gostamos. Dito isto, quanto mais próximo o utilizador se sentir com a sua marca, maior será a probabilidade de concretizar uma acção. 

Autoridade: O ser humano tende a atender e respeitar alguém que considera ser uma autoridade. Assim, é essencial que construa a sua autoridade no mercado e que se consiga assumir como um especialista na sua área de negócio.

Compromisso e coerência: Este gatilho é baseado no nosso desejo de demonstrar coerência, quanto às nossas ideias e atitudes. Defende que, quando nos compremetemos publicamente com algo, sentimos pressão para nos comportarmos de forma coerente com o que assumimos.

Escassez: Damos mais valor às coisas que estão menos disponíveis, por esse motivo, quando acreditamos que estamos prestes a perder algo que valorizamos, tendemos a tomar uma decisão mais rapidamente.

3. truques para escrever um bom copy

Voltando aos exemplos que demos no início deste artigo, em que ambas as empresas tentaram “vender o seu conceito”, porque é que a segunda foi mais interessante e cativante, quando comparada com a primeira?

É simples, porque a segunda empresa implementou boas práticas de copywriting no seu conteúdo!

Para criar um copy de excelência, existem “alguns truques” que deve conhecer. Aqui ficam os que consideramos mais importantes:

1. Antes de mais, saiba para quem está a escrever
Conhecer o seu público-alvo é essencial, para que possa escrever conteúdo que vá ao encontro dos seus interesses. Ao aproximar-se da sua realidade e ao sentir “as suas dores”, está a criar conexão, o que aumenta a sua probabilidade de converter

2. Crie titulos diferenciadores
Os titulos são um dos fatores mais importantes para os motores de pesquisa e para além disso, são o primeiro contacto que o seu potencial cliente tem com a sua marca, por isso assegure-se de que cria titulos diferenciadores. Tenha em mente que o titulo deve deixar bastante claro qual é o tema da página e qual é a solução / mais-valia que entrega. Inclua a sua palavra-chave no titulo e, no caso das páginas web, não ultrapasse os 55 caracteres.

3. Crie textos criativos e coerentes
Será muito difícil vender ou converter clientes, se o seu texto não for criativo, não tiver coerência, apresentar erros gramaticais e / ou utilizar uma linguagem pobre.
Não se esqueça de rever os textos, pois evita que algumas gaffes passem despercebidas e prejudiquem o seu objectivo.

4. Utilize o tom de comunicação certo
Utilize um tom de comunicação adequado ao target a que se dirige. Tente que o discurso soe natural.

5. Crie empatia
As pessoas sentem empatia e conexão quando percebem que os seus problemas são ouvidos. Se conhecer bem a sua persona, sabe quais são as suas preocupações e as suas dores. Explore-as para estabelecer um vinculo empático.

6. Fale sobre benefícios, não sobre características
Muito mais importante do que falar sobre as características, é explicar quais são os benefícios e o valor acrescentado da experiência que o seu produto ou serviço têm a oferecer. É isso que o cliente procura.

7. Apresente dados / estatísticas / pesquisas
Reforce a sua credibilidade através de dados, estatísticas ou pesquisas que comprovam o que está a dizer. Utilize fontes credíveis e fidedignas e não se esqueça de incluir o link para a página onde o utilizador pode ver mais informações sobre os dados citados.

8. Apresente testemunhos – a prova social é importantíssima!
Os depoimentos e testemunhos de clientes são uma excelente forma de mostrar ao utilizador que a sua marca cumpre o que promete, afinal, o que é melhor do que a opinião de alguém que já utilizou o seu produto ou serviço?

9. Ofereça algo ao utilizador
O principio da reciprocidade (um dos gatilhos acima mencionados), defende que, quando alguém nos oferece algo, de forma gratuita, sentimo-nos no dever de retribuir. Desta forma, se a sua inteção é aumentar o nº de subscritores da sua newsletter, que tal começar por oferecer um ebook sobre um tema de interesse da sua audiência, em troca dos seus dados?

10. Senso de urgência
Crie senso de urgência, de forma a que o utilizador concretize a acção mais rapidamente. Exemplos: Oferta limitada aos primeiros 10 subscritores, últimas unidades disponíveis, countdown para terminar a promoção.

11. Doseie a informação a transmitir
De nada lhe vale tentar chegar a todas as personas com um único conteúdo, pois é necessário tentar diferentes abordagens para vender o mesmo produto, a targets diferentes. Então, se tentar dizer tudo e chegar a todos, num só conteúdo, o mais provável é que a mensagem acabe por ser demasiado confusa ou genérica, não surtindo o efeito desejado.

12. Não abuse dos termos técnicos
Nem sempre o seu target está familiarizado com o vocabulário técnico que é utilizado na sua área, então opte por o utilizar com moderação. Utilize uma linguagem clara e tente explicar os conceitos mais complexos, de forma a que a sua audiência o entenda.

13. Utilize CTA (Call To Action)
Por último, mas não menos importante: não se esqueça de incluir call to actions, afinal, o principal objectivo do copywriting é levar o utilizador a concretizar uma acção. Se, por exemplo, quer que ele subscreva à newsletter ou envie um formulário, não se esqueça de reforçar esta ideia. Pode finalizar o seu artigo com o CTA ou optar por ter um botão floating em toda a navegação da página.

4. COMO estimular a sua capacidade de escrita

Escrever copies para anúncios ou conteúdo de marketing nem sempre é fácil, mesmo para comunicadores experientes, mas existem alguns métodos para estimular a sua criatividade e a capacidade de escrita:

  • Escreva diariamente: a prática leva à perfeição, certo?
  • Crie uma persona, para o ajudar a perceber para quem está a escrever, em que estágio de tomada de decisão se encontra e como vai “chegar” até essa pessoa
  • Investigue e aprenda mais sobre o tema sobre o qual vai escrever escrever, recolha métricas pertinentes para justificar os seus argumentos de venda e crie um esboço com vários tópicos, que o ajudarão a ter uma visão clara sobre o que quer explorar no seu artigo
  • Começe a escrever e não crie limitações ou barreiras lógicas – muito à semelhança do que acontece num brainstorming – deixe fluir e crie a sua base. Posteriormente aperfeiçoe o seu esboço 
  • Numa fase inicial, pode optar por frases simples e curtas, mantenha a simplicidade até se sentir mais confiante!
  • Escreva com estrutura. Tente separar as ideias por parágrafos – cada ideia um parágrafo – para que a informação esteja esquematizada e organizada
  • Leia em voz alta, muitas vezes ajuda a superar o bloqueio criativo e vai perceber em que zonas o texto está mais confuso
  • Não tenha receio de partilhar o seu conteúdo, a opinião das outras pessoas pode ajudá-lo a evoluir no futuro 

Agora que já conhece todos os truques e dicas sobre copywriting, parta para a acção e comece a escrever! Não tem de ser perfeito, mas tem de começar por algum lado, certo? 😃

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