“Como ter sucesso nas redes sociais?” – É uma das questões que mais ouvimos aqui na Pointless. A pensar em si, criámos este guia prático, com algumas dicas essenciais, para que possa ser bem sucedido.
Em Portugal, somos aproximadamente 10.27 milhões de pessoas, das quais 8.02 utilizam internet (78% da população) e 6.70 (cerca de 65%) utilizam redes sociais, nas quais passam, em média, 2 horas por dia!*
Se ainda não está presente nas redes sociais, saiba que está a dar espaço à concorrência para crescer. As redes sociais são o local onde os seus clientes mais perdem tempo online, permitindo-lhe dar voz e personalidade à sua marca, tornando-a conhecida, reconhecida e adorada pelos seus seguidores.
Uma estratégia de redes sociais melhora os seus rankings orgânicos nos motores de pesquisa – isto é, as redes sociais ajudam a que seja encontrado online quando os seus potenciais clientes pesquisam pelos seus produtos, através dos motores de pesquisa, como o Google ou Bing.
São também uma excelente forma de levar pessoas até o seu website.
Posto isto, vamos dar-lhe o primeiro empurrão com estas 7 dicas imprescindíveis para que a sua marca tenha sucesso nas redes sociais!
1. Seleccione as Redes Sociais
Nem todas as redes sociais se adequam à sua marca, e possivelmente não terá meios, nem conteúdos, para as “alimentar” todas. É por isso importante analisar quais são as que se adequam ao seu posicionamento, ao seu público-alvo e aos seus objetivos.
2. Crie as Páginas
Crie páginas profissionais ao invés de perfis pessoais – para ter acesso aos recursos de estatísticas, segmentação e publicidade.
Truque: No facebook, se for, por exemplo, trabalhador independente ou consultor, reconhecido pelo seu nome pessoal, poderá transformar o seu perfil pessoal em página, e todos os seus amigos passam automaticamente a seguidores da nova página. Assim não tem de começar do zero.
Preencha todos os campos informativos e personalize o design das páginas, de forma a diferenciá-las da concorrência – Ex.: capa e separadores no Facebook; Highlights no Instagram; capa no Linkedin.
3. Divulgue as páginas
Logo que finalize a edição das páginas, pode e deve, divulgá-la junto da sua rede de contactos – partilhar a página junto dos seus amigos no Facebook, divulgá-la em grupos de interesse, incluir links nas assinaturas digitais, incluir a informação em peças de comunicação offline, entre outras formas que considere pertinentes para atrair seguidores para as páginas.
4. Planeie e Agende Publicações
Chegou “a hora da verdade”: é altura de começar a comunicar!
Para ter uma estratégia de comunicação adequada e eficiente, é necessário, antes de mais, analisar os seguintes tópicos:
- Qual é o seu objetivo? Alcançar mais pessoas? Vender Online? Assumir-se como uma fonte de conhecimento, com partilha de conteúdos de blogs, entre outros?
- Quem é o seu público-alvo? Qual o tipo de conteúdo que mais lhe interessa e quais são os seus hábitos online? Crie personas que facilitem a criação de um plano de comunicação adequado a cada uma delas.
- Quem são os seus concorrentes e o que estão a fazer? Quais são os bons exemplos que retira?
- Qual será o seu tom de comunicação? Prefere uma linguagem mais descontraída ou um tom mais sério e profissional?
- Informe-se sobre estatísticas relevantes para a sua área de negócio, como horários com maior alcance, tipologia de publicação ou informações que poderão gerar mais interação.
Quando terminar a análise anterior, estará em condições de criar um agendamento de publicações para a sua marca.
- QUALIDADE E RELEVÂNCIA – Deverá partilhar conteúdo de interesse do público-alvo: Coloque-se no lugar do seu consumidor e pense no que é relevante para ele – nem todos os conteúdos que lhe surgem são apropriados.
- FREQUÊNCIA – Não caia no erro de fazer demasiadas publicações, mas também não se ausente – o ideal são 3 ou 4 publicações por semana.
- ORIGINALIDADE E VARIEDADE – Apesar de ser fácil cair na tentação de só divulgar conteúdo comercial, faça um esforço! Certamente os seus seguidores vão apreciar uma página original e pertinente – partilhe notícias, comemore dias especiais (como dia do Pai, Natal, 25 de Abril, entre outros), partilhe posts de know-how e dicas úteis, afirme-se como uma entidade na sua área.
- CONSISTÊNCIA – Crie uma linha gráfica diferenciadora para a sua marca e mantenha a homogeneidade entre todas publicações.
- COPY ADEQUADO – Apesar de uma imagem valer mais do que mil palavras, é importante que o copy (informação) esteja sempre adequado à imagem que está a partilhar, mantendo-se fiel ao tom de comunicação que definiu para a sua marca.
- STORIES – As stories continuam a ter um alcance orgânico muito superior às publicações, motivo pelo qual serão uma boa ferramenta a utilizar.
- VÍDEO – Os conteúdos de vídeo têm mais alcance do que imagens ou notícias, considere incluí-lo no seu agendamento mensal.
Para simplificar e, de certa forma, automatizar o processo de publicação dos seus posts, poderá utilizar a ferramenta Hootsuite que lhe permitirá fazer agendamentos em todas as redes sociais, através de um só local.
A sua versão gratuita permite interligar até 3 perfis.
5. Faça-se presente
Não abandone a sua comunidade: responda às mensagens, pedidos de compromisso, comentários e critícas. É essencial que os seus seguidores se sintam ouvidos e acarinhados.
6. Analise e tome decisões
Depois de já ter um historial nas redes sociais, é possível tomar algumas decisões de acordo com as estatísticas: Quais são os melhores horários? Que tipo de conteúdo preferem os seus seguidores? Que posts geraram mais interação? Qual a tipologia de publicação que deve intensificar. Ajuste a sua comunicação em conformidade com os dados recolhidos.
7. Intensifique a divulgação das suas páginas
Agora que já tem bastante conteúdo na sua página, é essencial que intensifique a divulgação da mesma, junto da sua rede de contactos e em grupos de interesse.
Considere também executar campanhas, orientadas para aumentar a notoriedade da sua marca, dar a conhecer os seus pontos diferenciadres e encaminhar pessoas até ao website.
Preparado para começar a sua jornada a caminho do sucesso nas redes sociais? Boa sorte!
Caso precise da ajuda da Pointless, não hesite em contactar!
Se gostaria de ter uma presença marcante nas redes sociais, mas não tem tempo para tratar do tema, não desespere!
Conte com uma equipa especializada em marketing digital para traçar a sua estratégia em social! Agende a sua reunião e vamos falar sobre o seu projeto.