FATORES DETERMINANTES PARA UMA CAMPANHA ONLINE EFICAZ

14/06/2020
campanha online eficaz

Saiba o que tem a fazer para criar uma campanha online eficaz, capaz de o diferenciar da sua concorrência, num mundo digital cada vez mais competitivo.

A exposição dos consumidores aos meios digitais está a aumentar, o que tem feito com que as marcas foquem as suas estratégias de comunicação no digital, investindo mais e procurando um maior retorno, visto que os meios tradicionais como TV, rádio ou imprensa estão a perder a sua força.

Neste mercado competitivo, que é o digital, é cada vez mais relevante destacar-se na internet de forma a gerar resultados mais positivos. Para isso é importante planear, executar, monitorizar e principalmente corrigir falhas o quanto antes, para que os recursos investidos seja utilizados da melhor maneira possível.

Para criar uma campanha online eficaz e alcançar resultados no meio digital, é fulcral que crie campanhas de publicidade online, que podem gerar excelentes resultados – potencia a aquisição de novos clientes, aumento da notoriedade, obtenção de um ROI positivo ou qualquer outro objetivo que seja definido.

Quer saber por onde começar? Confira as nossas dicas.

Objetivos

Como em tudo o que planeamos, é necessário começar por definir os objetivos, que são divididos em metas de curto, médio e longo prazo. Essas metas, por sua vez, devem ser acompanhadas de métricas, ou seja, indicadores que demonstrem o desempenho concreto da marca. Por sua vez, os objetivos são refletidos em KPIs ou indicadores de performance, que dirão como está a performance da organização, em relação aos objetivos previamente traçados.

Sem estes três elementos muito bem delineados e devidamente compreendidos, por parte de quem elabora a campanha, é mais difícil manter um desempenho de qualidade e gerar resultados positivos. Desta forma, é essencial que seja feita uma reflexão, muito cuidada, sobre esses tópicos, para não perder o foco durante o desenvolvimento das ações.

Estratégia e Ferramentas

Na internet, existem várias estratégias e ferramentas para desenvolver campanhas online que geram resultados. É importante selecionar as soluções certas para o seu negócio e aplicá-las adequadamente, mantendo uma monitorização constante para avaliar a sua eficácia. De forma a entender melhor o que pode fazer para criar a sua campanha, deixamos aqui algumas estratégias que o podem ajudar:

  • Google Ads: É a principal plataforma da Google para publicidade digital, através dela é possível potenciar as ações da marca, dando maior destaque nos resultados de pesquisa
  • Facebook Ads: Através desta plataforma é possível criar campanhas, com diferentes orçamentos e objetivos de comunicação.
  • Remarketing: Tal como o nome indica, uma estratégia de remarketing permite voltar a comunicar com um consumidor com quem já contactamos antes.
  • Ferramentas de analytics: mensuram resultados e identificam pontos de melhoria nas estratégias.

Indicadores de Eficácia

Os indicadores variam de acordo com os objetivos de cada campanha, mas existem algumas especificidades a considerar.

O primeiro deles, é que todos os indicadores de desempenho devem ser mensuráveis, ou seja, obter respostas devidamente quantificáveis que possam ser analisadas e melhoradas, com o aprimoramento das estratégias. É importante também, que cada estratégia seja analisada isoladamente, para verificar a sua eficácia por si só. O conjunto das estratégias deve igualmente ser mensurado, para que se tenha uma visão global da performance da marca.

 

Alguns indicadores a ter em atenção:
O tráfego, é um indicador importante para campanhas online que geram resultados. O tráfego de websites ou blogs aumentam à medida que as estratégias vão sendo executadas, por isso, é essencial que se tenha a máxima atenção neste indicador.

As conversões, não são mais do que as consequências das campanhas online que geram resultados, uma vez que é a prova que tudo está a correr como planeado. Assim, quantas mais conversões forem feitas, maior será a certeza que a campanha está no caminho certo. As conversões podem ser: download de um ebook, preenchimento de um formulário, uma compra online, entre outras acções que considere valiosas para o seu negócio.

O ROI, designado por “retorno do investimento”, é a cereja no topo do bolo das campanhas online que realmente geram resultados, pois mostra em valor (dinheiro) quanto o investimento foi valioso para a marca. Por outras palavras, é o ROI que vai ditar se o investimento em campanhas foi positivo ou negativo.

Em suma, todos os tópicos mencionados são fulcrais para que a sua marca tenha sucesso quando investir em campanhas online.

Não se esqueça: Faça um planeamento rigoroso sobre quanto, quando e onde quer investir; escolha os indicadores certos e acompanhe-os com muita atenção; ajuste a sua campanha tantas vezes quantas forem necessárias.

Boa sorte!

Se quiser saber mais, sobre como investir em campanhas online que geram resultados, entre em contacto com a Pointless, pois juntos podemos criar a sua história no digital.