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20/07/2020 por Pointless

COMO TER SUCESSO ONLINE COM POUCO ORÇAMENTO

COMO TER SUCESSO ONLINE COM POUCO ORÇAMENTO
20/07/2020 por Pointless

Um dos fatores de sucesso do marketing digital é que está ao alcance de qualquer empresa, mesmo das que têm um orçamento mais limitado – Saiba como ter sucesso online com pouco orçamento! – a custos muito inferiores, com audiências meticulosamente segmentadas e com resultados mais mensuráveis do que o marketing tradicional. Quer isto dizer que, embora tenha um baixo orçamento disponível, também pode estar presente no digital e ter uma estratégia de sucesso.

Existem inclusivamente estratégias que pode implementar, praticamente, a custo zero, como é o caso de marketing de conteúdo – para o qual só precisa de um site e de bom conteúdo, otimizado (SEO) para atrair visitas através dos resultados de pesquisa do Google.

No entanto, uma coisa deve ser bastante clara: nenhuma campanha traz resultados imediatos, nenhum website alcança os primeiros lugares dos motores de pesquisa de um dia para o outro e nenhum domínio se transforma numa autoridade após publicar três ou quatro artigos. Uma estratégia deve ser consistente e quanto mais tempo se mantiver, mais resultados vai trazer e mais rentável será o seu investimento.

Mas afinal, como ter sucesso online com pouco orçamento? É relativamente “simples”:

  • É essencial que conheça bem o seu target
  • Estabeleça bem os seus objetivos
  • Determine quais são as ferramentas de marketing digital mais apropriadas para a sua realidade.

AQUI FICAM 4 DICAS ESSÊNCIAIS, PARA QUE POSSA GERAR VENDAS E TER SUCESSO ONLINE COM POUCO ORÇAMENTO

1. Dê prioridade ao tráfego orgânico:
Os anúncios pagos são uma forma de conseguir tráfego de forma rápida, mas quando o seu orçamento é baixo, esse investimento tem de ser mínimo. E nesse caso, tem de encontrar formas de gerar tráfego orgânico – pessoas que chegam ao seu website de forma “natural”, sem que tenha de pagar por elas.

Estratégias para aumentar o tráfego orgânico:

  • Marketing de conteúdo (aprofundaremos este tema mais à frente);
  • SEO (Otimização de conteúdos para motores de pesquisa);
  • Link Building.

2. Email Marketing:
Existem inúmeras ferramentas de email marketing gratuitas (nós aconselhamos o Mailchimp) e poderá trabalhar com os emails que já fazem parte da sua base de dados, desta forma também não tem de considerar orçamento para a aquisição de contactos.

O email marketing (que pode ser sobre promoções e ofertas, conteúdo relevante do seu blog, dicas especiais para subscritores, lançamentos de novos produtos, entre outros) poderão ser decisivos na fidelização de clientes e na promoção de vendas cruzadas ou upgrade de serviços (cross-selling e up-selling).

Para aumentar a sua lista de contactos poderá ter uma área no seu website para registo na newsletter, bem como disponibilizar conteúdo relevante (como ebooks e infográficos) em troca dos dados de contacto do visitante.

 

3. Posicione-se nas Redes Sociais:
Quase todos os seus potenciais clientes estão nas redes sociais e a sua empresa também deve estar, para aumentar a sua notoriedade e as suas vendas.

Crie conteúdo de valor, considere um agendamento diversificado, que não se foque apenas em produtos e serviços, crie relações duradouras com os seus seguidores (respondendo atempadamente aos comentários, críticas e mensagens) e saiba quais os horários nos quais alcança mais pessoas – consulte este artigo sobre “como ter sucesso nas redes sociais“.

Uma dica valiosa para aumentar o alcance orgânico dos seus posts, a curto-médio prazo, é promover algumas publicações junto de pessoas que já fizeram like na sua página – como já são “seguidores”, depois de interagirem algumas vezes com as suas publicações pagas, os seus conteúdos voltam a assumir importância suficiente, segundo o algoritmo do facebook, para aparecerem nos seu feed do facebook de forma orgânica.

4. Aposte em Marketing de Conteúdo
A sua empresa é uma autoridade na sua área de negócio, mas será que os seus potenciais clientes o veêm dessa forma? Demonstre todo o seu know-how e posicione-se como um especialista na área. O marketing de conteúdo é uma das estratégias com menos custos e mais eficiencia no marketing digital e vai ajudá-lo neste sentido.

Tudo o que precisa é de um blog, boas ideias para conteúdo e algumas competências de SEO (otimização de conteúdos para motores de pesquisa). Com conteúdos bem estruturados e otimizados, os motores de pesquisa – como o Google – passam a exibi-lo nos resultados de pesquisa orgânicos, levando muitos potenciais clientes até ao seu website a longo prazo.

Se o seu conteúdo for relevante e útil para o visitante, este acabará por aceder mais vezes ao seu website para esclarecer as suas dúvidas, deixando a “porta aberta” para que queira saber mais informações sobre os seus produtos e serviços.

Agora que já sabe o que fazer, mãos à obra!

Fazemos votos de que as nossas dicas tenham sido úteis e esclarecedoras. Se precisar de uma mãozinha extra, não hesite em contactar-nos.

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