COMO CRIAR UMA CAMPANHA DE EMAIL MARKETING DE SUCESSO

10/08/2020
Email Marketing

Saber criar uma Campanha de Email Marketing pode parecer algo simples, mas a verdade é que envolve muitos segredos para ser bem executada. Neste artigo vamos ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para idealizar e executar uma campanha de email marketing de sucesso!

O email marketing foi, durante muito tempo, associado a SPAM e comunicações intrusivas. Contudo, graças ao avanço das processos de automatização, este canal tornou-se na melhor forma de entregar as mensagens certas, às pessoas certas, na hora certa e é hoje em dia uma das estratégias de marketing digital mais baratas, eficazes e rentáveis.

Para sermos mais exatos, a pesquisa Email Marketing Trends 2018 revelou que 76,7% das empresas utilizam o email marketing como estratégia.

Sigas os próximos passos para obter resultados incríveis com as suas campanhas de email marketing:

1. Defina os seus objetivos
Definir um objetivo da sua campanha de email marketing é uma parte muito importante da sua estratégia: qual é o problema que quer resolver? Existe uma oportunidade de negócio que quer explorar? E qual é o seu objetivo?

Tenha bem claro qual é o seu objetivo antes de iniciar a sua campanha de email marketing. E principalmente estabeleça metas e tenha números em mente (KPI’s)

  • Aumentar as visitas ao seu blog ou site;
  • Aumentar as suas vendas;
  • Recuperar clientes inativos;
  • Obter feedback através de uma pesquisa de satisfação;
  • Aumentar a sua base de dados;
  • Relacionar-se com o seu público;
  • (…)

2. Conheça a sua Persona
A segunda etapa é entender para quem vai enviar o seu conteúdo.

Criar suas personas e segmentar seu público-alvo vai ajudá-lo a enviar o material certo, para a pessoa certa, no momento ideal.

As suas personas podem estar “situadas” nas diferentes etapas do funil de vendas, por isso é importante fazer um mapeamento de:

  • Quem são as suas personas;
  • Quais são as dúvidas que elas têm a cada fase da jornada de compra

Pode começar a ter uma ideia de quem é a sua persona através da análise de relatórios do Google Analytics e Facebook Insights

3. Defina a sua estratégia para alcançar os seus objetivos
Depois de já conhecer a sua persona e de ter os seus objetivos bem traçados, chegou a hora de pensar como vai alcançar os resultados a que se propõe.

Imagine que o objetivo geral da sua campanha de email marketing é recuperar antigos clientes, qual será a melhor estratégia?

Provavelmente oferecer um desconto ou portes de envio será um bom começo.

Mas se o seu objetivo for aumentar as vendas junto dos clientes existentes ou chegar a novos clientes, talvez um webinar, a ressalvar as mais-valias dos seus produtos, seja mais eficaz.

Em suma, cada objetivo será alcançado de forma diferente e é preciso perceber como.

4. Escolha uma ferramenta à sua medida
Uma ferramenta de automatização de emails é indispensável para ter sucesso. Sabia que pode criar uma campanha de email marketing utilizando uma interface simples de arrastar e soltar, com modelos prontos e personalizáveis?

Nós aconselhamos o Mailchimp, pois além de possuir uma versão gratuita, a sua utilização é fácil e intuitiva e pode criar emails incríveis em, relativamente, pouco tempo. Com esta ferramenta é possível utilizar templates “pré-feitos” que asseguram compatibilidade mobile e que poupam imenso tempo de edição e desenvolvimento.

5. Componha a sua lista de emails sem comprar Bases de dados
Por mais triste que seja, uma base de dados de email decresce cerca de 22,5% a cada ano – os motivos são variados: os emails mudam, as pessoas fazem unsubscribe ou simplesmente deixam de utilizar o email com que se registaram.

Por esse motivo, torna-se tentador comprar bases de dados para fazer face ao decréscimo da sua lista de contactos. Aconselhamos vivamente que NÃO O FAÇA.

Apesar de ser desafiante e de exigir muito tempo e esforço para construir e aumentar a sua lista de contactos, os subscritores que se registam por vontade própria são pessoas realmente interessadas na sua marca e nos seus produtos e são essas pessoas que apresentam uma taxa de conversão superior.

Algumas dicas para aumentar o seu número de subscritores:

  • Adicionar um espaço para subscrição no seu site
  • Pop-ups no website
    Inclusão de área para subscrição na assinatura digital
  • Disponibilização de Ebooks, Webinars e outras ofertas especiais em troca do registo
  • Divulgação nas redes sociais

6. Mãos à Obra – Dicas para criar emails irresistíveis 

  • Seja presente na vida dos seus clientes – periodicidade – É essencial manter uma comunicação ativa. Um envio semanal ou, pelo menos, mensal é o ideal para manter os seus clientes atualizados e em contacto com a sua marca, para que nunca a esqueçam.
  • Fácil identificação da marca – notoriedade -Assegurar a fácil identificação do remetente, utilizar um email empresarial (ex.: geral@pointless.pt) para enviar a campanha e fazer referência à sua marca ou empresa no conteúdo do email, são aspetos essenciais para aumentar a taxa de conversão do seu email, pois ajudam o cliente a perceber que a informação já havia sido solicitada por ele. A identificação visual é igualmente muito importante para que o cliente reconheça a sua marca. Utilize o logótipo no início da newsletter – com alt tag, para que a descrição seja visível mesmo que a imagem seja bloqueada.
  • Pense fora da caixa – inovação e diferenciação – Pensar “fora da caixa” é essencial para qualquer estratégia de marketing. Para aparecer e ganhar mais espaço na mente dos seus consumidores é preciso inovar e procurar novos meios para fazer com que a sua mensagem chegue ao destinatário e se destaque das demais.
  • Crie mensagens que instiguem a curiosidade do leitor
    Quer aumentar a taxa de abertura e cliques? Desperte a curiosidade do leitor!

Assunto do email
É talvez o fator mais importante para assegurar a abertura de um email. O recomendado é criar um assunto instigante utilizando entre 40 e 50 caracteres. Utilize emojis para destacar a sua mensagem na caixa de entrada do seu subscritor.
Desta forma, mesmo que o email não seja aberto, funciona como um “remember” de que a marca existe e está disponível para o cliente.

Corpo da mensagem
Foque-se no que é mais relevante e encontre forma de se comunicar de forma interessante, sem perder a atenção do leitor – as mensagens mais importantes devem ser passadas primeiro e de forma destacada. Seja objetivo e utilize uma linguagem ajustada à sua persona.

CTA – Call to Action
A ideia é que, ao terminar de ler a mensagem, o leitor seja encorajado a visitar o seu website. Para isso, utilizar um call to action bem elaborado é fundamental. O ideal é definir apenas um destino para o seu CTA. O call to action, chamada à ação ou CTA, é precisamente o elemento que vai fazer com que o utilizador siga ou não o caminho da conversão.

Pelas experiências que temos vindo a realizar na Pointless, a taxa de clique é sempre maior quando o botão é colocado nos primeiros 300px de altura do email e a razão é simples: há cada vez mais aberturas em mobile que têm resoluções mais pequenas – dessa forma assegura que o CTA está sempre visível sem que o leitor tenha de fazer scroll down.

Estes pormenores farão toda a diferença!

  • Equilibrio de elementos de design – Harmonia – O design é um dos pontos essenciais para a transmissão de uma mensagem. De nada lhe serve ter um conteúdo muito interessante e bem desenvolvido, se o seu design tiver uma aparência pouco profissional – as pessoas não vão ler. A utilização de um design otimizado é fundamental para passar confiança e reter a atenção do leitor e deve ser usado de forma estratégica.
    Tenha atenção à distribuição de palavras e apresentação de parágrafos. De acordo com vários estudos, o ideal é ter 80% de texto e 20% de imagens, resultando num design equilibrado que dá “vontade de ler” e clicar na informação para saber mais pormenores.
    Obrigatoriamente o seu design tem de ser responsive – pode ser lido em qualquer tipo de dispositivo, sem perjúrio da qualidade e legibilidade da mensagem – cerca de 91% das pessoas acedem aos seus emails através de um smartphone.
  • Aposte nas cores vibrantes – Highlights
    As cores vibrantes chamam à atenção das pessoas e devem ser trabalhadas nas imagens que quer destacar no seu email marketing. No entanto, utilize este recurso com cuidado!
    Evite utilizar mais do que uma cor vibrante, para que não disputem a atenção do utilizador e não se tornem enfastiantes.
  • Informação resumida e direta – get to the point
    Seja simples e direto. O cliente deve perceber imediatamente o assunto que está a ser comunicado, ao mesmo tempo que o ajudará a manter o foco na leitura.
    Hoje em dia as pessoas distraem-se com mais facilidade quando estão a ler alguma coisa online porque existem muitos estímulos e um oceano de informação ao seu redor. Por isso aproveite os seus minutos de atenção e garanta que a mensagem pode ser absorvida nessa curta janela temporal que o leitor lhe vai disponibilizar.
    Aqui entra o conceito de copywriting. Textos atrativos que despertam e prendem a atenção do leitor, tendem a fazer com que o mesmo concretize a acção que a sua empresa considera valiosa, como clicar num link, fazer um download ou seguir para o seu website.
  • Unsubscribe – Liberdade de escolha
    Ninguém gosta de ser “rejeitado” – nas segundo as leis de RGPD é obrigatório disponibilizar, de forma simples e de fácil acesso, uma área para que as pessoas possam cancelar a subscrição na sua newsletter.
    O ponto positivo é que este processo se assemelha um pouco a uma “selecção natural” – só ficam os clientes satisfeitos e interessados em receber a sua informação.
    Leve os pedidos de remoção muito a sério e se tiver muitos unsubscribes, considere de imediato ajustar a sua estratégia porque a sua BD está a reagir mal ao seu conteúdo e a longo prazo todos os seus emails vão para ao SPAM dos destinatários.
  • Revisão – Só tem uma oportunidade para causar uma boa impressão
    Antes de proceder ao envio da sua campanha, faça uma pausa e volte a abrir e reler o email com a “cabeça fresca”. Também pode, e deve, pedir aos seus colegas para lerem o conteúdo e darem o seu feedback. Não deixe escapar erros ou gralhas, informação desatualizada ou dúbia nem mensagens pouco claras – evite erros embaraçosos que podem ser facilmente evitados.
  • Análise
    Engana-se redondamente quem pensa que a campanha termina logo após o seu envio. O trabalho continua! É necessário monitorizar as taxas de abertura, cliques e conversões gerados, com o intuito de identificar o que pode ser melhorado no próximo envio e também aquilo que resultou perfeitamente, a fim de replicar a “fórmula de sucesso” para outras campanhas.

Et voilà… Aqui está a receita para um bom email marketing!

Não deixe para depois aquilo que pode fazer agora, mãos à obra! organize a sua BD e comece a fazer a sua campanha. Se precisar de ajuda, já sabe, estamos sempre por perto.