Uma Landing page, ou “LP” é uma ferramenta digital indispensável numa campanha de marketing. É desenvolvida específicamente para cumprir um objetivo, com gerar leads ou estimular o download de um ebook e pode ser a chave para o sucesso na conversão de visitantes em potenciais clientes.
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Se já tenho um website, porquê criar uma Landing? Quais as diferenças?
A homepage de um website, embora tenha como finalidade apresentar a sua empresa e oferecer os seus serviços ou produtos acaba por muitas vezes não converter o visitante em cliente. Isto porque numa homepage não existe uma orientação clara já que existe um rol de informação e várias opções de clique que levam o visitante a dispersar a sua atenção. É comum ter navegadores casuais e visitantes que acedem ao website para adquirir informações sobre a empresa. Já no caso de uma landing page, tem como propósito converter e gerar leads, ou trocando por outras palavras, transformar os visitantes em potenciais clientes. Podemos assim perceber que enquanto uma homepage desempenha um papel mais passivo, uma LP desempenha um papel mais ativo em marketing digital. E claro que a existência de uma, não dispensa a outra – ambas têm objectivos diferentes e ambos importantes para o seu negócio.
Quais são exatamente as mais-valias de uma Landing Page?
Veja os porquês de criar uma landing page e a importância que esta tem para o seu negócio na hora de atrair clientes a comprar os seus serviços ou produtos.
Leve os seus visitantes a tomar uma acção.
O papel de uma landing page é levar os visitantes a tomar uma acção específica através de um call-to-action (chamada de acção) e é você quem controla essa acção. Quanto à acção esta vai depender do objectivo da sua campanha. Este poderá ser, entre outros, levar o visitante a:
- Adquirir um produto ou serviço;
- Fazer o download de um ebook;
- Efetuar uma reserva;
- Solicitar um orçamento;
- Preencher um formulário;
- Efetuar uma chamada;
- Solicitar uma consulta;
- Direcionar o visitante para uma página com conteúdo específico no seu website;
- Fornecer informações;
- Apresentar ofertas especiais.
O rol de possibilidades é abrangente e cabe-lhe a si, ou à sua equipa de marketing, decidir qual é a melhor solução para o seu negócio.
Geração de Leads
A landing page é uma página altamente focada num único objetivo: gerar leads, isto é, atrair potenciais consumidores e convertê-los em atuais compradores. O seu design e conteúdo têm, assim, como propósito levar o visitante a executar uma ação muito específica incluída numa estratégia de marketing, pensada para potenciar a venda de um determinado produto ou serviço.
Remova distrações
Na homepage do seu website os visitantes têm a possibilidade de executar uma ampla variedade de ações, como por exemplo ser direcionado à página de produtos, consultar o blog, ler sobre a história da empresa, entre outras. Embora o engagement do cliente com o website seja algo bastante positivo, quando se trata de potenciar a venda ou subscrição de um serviço ou produto, direcionar o cliente para a homepage do seu website poderá atrasar esta acção. Já no caso da landing page, esta vai direta ao ponto, não dando espaço a distrações. A landing page concentra-se na oferta e não na empresa, conduzindo o visitante a executar uma ação muito específica que é a de adquirir o seu serviço ou produto.
Recolha de dados demográficos
Ao aceder a uma LP o visitante necessita de fornecer as suas informações para ter acesso a uma oferta, preenchendo um formulário. As informações solicitadas podem variar, mas deverão incluir informações de contato e informações demográficas que são importantes para comunicar com os novos leads, entendê-los e segmentá-los da forma mais eficaz. Estas informações são valiosas, umas vez que poderá direcionar melhor as suas necessidades, ir de encontro aos seus desejos e melhorar o processo de vendas.
Analisar dados
Recolher informações irá ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos seus potenciais clientes. Poderá por exemplo perceber se um cliente se inscreveu em vários workshops ou ofertas ou se fez o download de um e-book. Isto dar lhe-á a indicação se um cliente está envolvido com a oferta do seu produto ou serviço ao ponto de fazer em breve uma aquisição final. Analisar dados é também de grande utilidade para entender se a sua campanha de marketing está a ter sucesso. Ao analisar o que está (ou não) a funcionar, poderá otimizar, não apenas a sua atual campanha, mas também campanhas de marketing futuras. Poderá recorrer ao Google Analytics, Google Search Console e Bing Webmasters para recolher dados.
Oferecer clareza e finalidade
Por ser uma página de curta dimensão, permite criar foco e clareza. Se quer que os seus visitantes executem uma ação específica, uma LP é muito clara quanto às suas intenções, sem que o visitante tenha perca tempo ou seja distraído com informação pouco relevante.
Tenha em consideração que a landing page deve cumprir o seu objectivo de oferecer ao cliente o que é prometido, pois enganá-los não dará uma boa primeira impressão da sua empresa. A landing page é uma extensão da sua marca e a experiência deverá ser positiva para garantir que a lead é convertida.
Testar e optimizar
Assim como os dados podem ser analisados para seu benefício, também o teste e optimização da LP pode disponibilizar informação valiosa. A forma como utiliza os títulos, as cores, o design, os call-to-actions e os campos de formulário, ajudam a perceber o que leva as pessoas a converter ou o que as impediu de o fazerem, com base na utilização e interação com a página.
Estudos comprovam que a taxa de converção de potenciais compradores é mais elevada quando são encaminhados para uma landing page, em vez de os direccionar diretamente para o seu website. As razões acima apontadas tornam clara a importância de uma LP para o processo de conversão, sendo desta forma de alto benefício para o seu negócio considerar uma na sua estratégia digital.
Preparado para criar uma Landing page? Esperamos que o nosso artigo tenha sido de interesse para si.
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