Um dos fatores de sucesso do marketing digital é que está ao alcance de qualquer empresa, mesmo das que têm um orçamento mais limitado – Saiba como ter sucesso online com pouco orçamento! – a custos muito inferiores, com audiências meticulosamente segmentadas e com resultados mais mensuráveis do que o marketing tradicional. Quer isto dizer que, embora tenha um baixo orçamento disponível, também pode estar presente no digital e ter uma estratégia de sucesso.
Existem inclusivamente estratégias que pode implementar, praticamente, a custo zero, como é o caso de marketing de conteúdo – para o qual só precisa de um site e de bom conteúdo, otimizado (SEO) para atrair visitas através dos resultados de pesquisa do Google.
No entanto, uma coisa deve ser bastante clara: nenhuma campanha traz resultados imediatos, nenhum website alcança os primeiros lugares dos motores de pesquisa de um dia para o outro e nenhum domínio se transforma numa autoridade após publicar três ou quatro artigos. Uma estratégia deve ser consistente e quanto mais tempo se mantiver, mais resultados vai trazer e mais rentável será o seu investimento.
Mas afinal, como ter sucesso online com pouco orçamento? É relativamente “simples”:
- É essencial que conheça bem o seu target
- Estabeleça bem os seus objetivos
- Determine quais são as ferramentas de marketing digital mais apropriadas para a sua realidade.
Aqui ficam 5 dicas essênciais, para que possa gerar vendas e ter sucesso online com pouco orçamento
1. Dê prioridade ao tráfego orgânico:
Os anúncios pagos são uma forma de conseguir tráfego de forma rápida, mas quando o seu orçamento é baixo, esse investimento tem de ser mínimo. E nesse caso, tem de encontrar formas de gerar tráfego orgânico – pessoas que chegam ao seu website de forma “natural”, sem que tenha de pagar por elas.
Estratégias para aumentar o tráfego orgânico:
- Marketing de conteúdo (aprofundaremos este tema mais à frente);
- SEO (Otimização de conteúdos para motores de pesquisa);
- Link Building.
2. Email Marketing:
Existem inúmeras ferramentas de email marketing gratuitas (nós aconselhamos o Mailchimp) e poderá trabalhar com os emails que já fazem parte da sua base de dados, desta forma também não tem de considerar orçamento para a aquisição de contactos.
O email marketing (que pode ser sobre promoções e ofertas, conteúdo relevante do seu blog, dicas especiais para subscritores, lançamentos de novos produtos, entre outros) poderão ser decisivos na fidelização de clientes e na promoção de vendas cruzadas ou upgrade de serviços (cross-selling e up-selling).
Para aumentar a sua lista de contactos poderá ter uma área no seu website para registo na newsletter, bem como disponibilizar conteúdo relevante (como ebooks e infográficos) em troca dos dados de contacto do visitante.
3. Posicione-se nas Redes Sociais:
Quase todos os seus potenciais clientes estão nas redes sociais e a sua empresa também deve estar, para aumentar a sua notoriedade e as suas vendas.
Crie conteúdo de valor, considere um agendamento diversificado, que não se foque apenas em produtos e serviços, crie relações duradouras com os seus seguidores (respondendo atempadamente aos comentários, críticas e mensagens) e saiba quais os horários nos quais alcança mais pessoas – consulte este artigo sobre “como ter sucesso nas redes sociais“.
Uma dica valiosa para aumentar o alcance orgânico dos seus posts, a curto-médio prazo, é promover algumas publicações junto de pessoas que já fizeram like na sua página – como já são “seguidores”, depois de interagirem algumas vezes com as suas publicações pagas, os seus conteúdos voltam a assumir importância suficiente, segundo o algoritmo do facebook, para aparecerem nos seu feed do facebook de forma orgânica.
4. Crie um perfil no Google My Business
O Google My Business é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, que permite gerir a presença da sua empresa on-line, no motor de pesquisas – Google Search e Google Maps. É uma arma poderosa para os negócios locais que querem melhorar o seu SEO local. Depois de criar a conta, a sua empresa terá maior probabilidade de ser encontrada online. Saiba mais aqui.
5. Aposte em Marketing de Conteúdo
A sua empresa é uma autoridade na sua área de negócio, mas será que os seus potenciais clientes o veêm dessa forma? Demonstre todo o seu know-how e posicione-se como um especialista na área. O marketing de conteúdo é uma das estratégias com menos custos e mais eficiencia no marketing digital e vai ajudá-lo neste sentido.
Tudo o que precisa é de um blog, boas ideias para conteúdo e algumas competências de SEO (otimização de conteúdos para motores de pesquisa). Com conteúdos bem estruturados e otimizados, os motores de pesquisa – como o Google – passam a exibi-lo nos resultados de pesquisa orgânicos, levando muitos potenciais clientes até ao seu website a longo prazo.
Se o seu conteúdo for relevante e útil para o visitante, este acabará por aceder mais vezes ao seu website para esclarecer as suas dúvidas, deixando a “porta aberta” para que queira saber mais informações sobre os seus produtos e serviços.
Agora que já sabe o que fazer, mãos à obra! Não tem de ser perfeito, mas tem de começar por algum lado, certo?
Se gostou deste conteúdo, subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.