Kit Digital Survivor: +30 ferramentas de Marketing Digital gratuitas que vão facilitar sua vida!

11/02/2021

Preparámos um verdadeiro kit de sobrevivência, com mais de 30 ferramentas de marketing digital gratuitas

O comércio digital sofreu uma rápida aceleração em Portugal, muito devido à pandemia Covid-19, que conduziu os consumidores a um processo de “transformação digital”.

As ferramentas de Marketing Digital, que já eram importantes, tornam-se agora essenciais à sobrevivência do seu negócio, independentemente da sua área ou dimensão. Deparamo-nos então com um problema, quase todas as ferramentas são pagas, e, neste momento, não dispõe de muito budget para alocar ao digital, certo?

Rejubile! Temos a solução ideal para si! 

Preparámos o “kit digital survivor”, com mais de 30 ferramentas de Marketing Digital gratuitas que vão facilitar a sua vida – se ainda não as utiliza, pondere fazê-lo o quanto antes, pois todas são fundamentais para ter um marketing mais eficaz e com maior retorno.

Para simplificar a consulta, separámos as ferramentas de marketing digital gratuitas em 14 categorias: 

Desenvolvimento de Websites

Ter um website – ou loja online – com uma imagem cuidada e uma estrutura focada em converter os seus utilizadores em clientes é o ponto de partida para posicionar o seu negócio online.

As ferramentas de CMS (ou sistema de gestão de conteúdo), permitem-lhe criar uma plataforma web funcional, sem necessidade de construir as páginas do zero e sem grandes conhecimentos de programação. A única coisa que terá de pagar é o alojamento e o domínio do seu site, depois é colocar mãos à obra!

O WordPress é o principal CMS do mercado, graças à sua utilização intuitiva e às integrações de ferramentas de gestão e automatização de processos, bem como uma vasta selecção de plugins, que lhe permitem acrescentar todo o tipo de funcionalidades e dar resposta a qualquer tipo de projeto. Com o WordPress pode criar blogs, sites, lojas online (e-commerce) e portfólios.

SEO e Planeamento de Keywords

SEO (Search Engine Optimization) é uma “arte” e é muito importante para o seu posicionamento online, já que é através deste conjunto de técnicas que faz a otimização dos seus conteúdos para os motores de pesquisa, como Google e Bing. 

Trocando por miúdos, estas ferramentas vão ajudá-lo a escolher as suas keywords e vão guiá-lo para proceder às alterações necessárias no seu website, potenciando a sua “chegada” aos primeiros lugares nos motores de pesquisa.

Esta ferramenta grátis é disponibilizada pelo Google, dentro da sua conta Google Ads – não é necessário criar anúncios, pode criar a conta só para encontrar as keywords mais indicadas para utilizar no conteúdo do seu site e artigos.

A versão gratuita do Keyword Tool disponibiliza mais de 750 sugestões de palavras-chave de cauda longa para cada termo de pesquisa. Não precisa de fazer login para utilizar esta ferramenta. É ideal para uma consulta rápida de keywords.

Esta ferramenta vai muito além de uma simples pesquisa por keywords! Permite-lhe ter uma visão global do seu domínio, dos seus concorrentes e  saber qual é o conteúdo que está a obter mais interação nas redes sociais, bem como quais são os seus backlinks mais valiosos. É pago, mas tem uma versão gratuita com bastantes funcionalidades. Também poderá fazer a auditoria ao SEO do seu website aqui.

Uma das ferramentas mais complexas e robustas de SEO. Descubra milhões de keywords locais e nacionais, analise e solicite novos backlinks para o seu site, execute auditorias técnicas de SEO e saiba qual é o seu posicionamento SERP diariamente. Também poderá ter uma estimativa do valor investido pelos seus concorrentes em publicidade online. A versão Pro é paga, mas disponibiliza uma versão gratuita com bastantes funcionalidades.

O SEO Site Checkup permite-lhe perceber como é que o seu site está a nível de SEO. Esta ferramenta é paga, mas permite-lhe uma utilização gratuita durante 15 dias, aproveite-os, garantimos que vale a pena.

Para melhorar o seu SEO Local, aconselhamo-lo a criar uma conta no Google My Business – neste artigo explicamos tudo o que tem de saber sobre esta fantástica ferramenta gratuita. 

Velocidade e desempenho do seu website

Se deseja garantir uma melhor experiência de navegação aos seus utilizadores e, ainda, alcançar uma boa posição nos motores de pesquisa, então é fulcral que o seu website carregue rapidamente e seja constantemente otimizado. As ferramentas, que se seguem, vão dar-lhe aquele empurrão que precisa para começar!

O Google Search Console permite-lhe acompanhar o desempenho global do seu website. É uma das ferramentas gratuitas que mais pode ajudar o seu negócio. Permite-lhe, por exemplo, saber quais são as keywords que estão a levar pessoas até ao seu website, verificar se existe algum problema de cobertura no domínio ou o seu site foi atacado por malware. Recomendamos que faça a submissão do seu sitemap para acelerar o “mapeamento” do seu website.

Inspirado no Google Search Console, o Bing Webmaster Tools é uma excelente ferramenta para maximizar a performance do seu website e, consequentemente, melhorar o SEO. Apresenta relatórios de análise SEO muito complexos, para que possa perceber o que tem de alterar. Recomendamos que faça a submissão do seu sitemap para acelerar o “mapeamento” do seu website.

O PageSpeed Insights analisa as páginas do seu website, para avaliar se seguem as recomendações do Google – uma página deve ser “renderizada” em menos de um segundo numa rede móvel.

Mais uma ferramenta indispensável para saber como está o carregamento do seu website, porque demora a carregar e como o poderá otimizar o conteúdo, para trazer uma melhor experiência ao seu utilizador.

Analytics

Ferramentas de Analytics (análise) possibilitam-lhe monitorizar e mensurar o resultado das suas acções digitais. Estas plataformas têm a função de agrupar as principais métricas e acompanhar os indicadores de performance do seu website, redes sociais, blog, campanhas, emails e qualquer outro canal digital que utilize.

Com o Google Analytics poderá analisar e mensurar todas as variáveis do seu negócio online, tomando decisões fundamentadas. Por exemplo, poderá definir objetivos de negócio muito específicos – como receber 100 leads por mês – e acompanhar as suas conversões multi-canais, percebendo quais são os canais que lhe trazem maior retorno e quais são aqueles que precisam de ser trabalhados. Também poderá perceber como é que o utilizador interage com o seu website, quais são as páginas mais visitadas e quais as que geram maior taxa de abandono.

Otimização das Conversões

Seria bom saber quais são as áreas específicas, de cada página, do seu website que são mais clicáveis; as que geram menos interação; as que despertam dúvidas. Também, era excelente saber qual é a mensagem ou variação de design que gera mais conversões, não seria?!

Com estas ferramentas é possível! Ora experimente e faça os seus próprios testes, otimize os seus esforços e chegue à perfeição. 

O Google Optimize é uma ferramenta destinada à otimização de websites. Permite-lhe fazer testes A/B, com diferentes combinações de elementos na sua Landing Page, auxiliando a tomada de decisão e o aumento das taxas de conversão e satisfação dos seus utilizadores. Tem a grande vantagem de estar integrada com o Google Analytics, o que facilita a colheita de dados e a sua interpretação.

O Hotjar é uma ferramenta paga, contudo disponibiliza algumas ferramentas gratuitas, bem como um período de testes durante 15 dias, com acesso pleno a todas as funcionalidades. O seu grande ponto forte são os mapas de calor, que lhe permitem perceber quais são as zonas mais clicáveis das suas páginas.

Espionagem

Saber quanto os seus concorrentes gastam em publicidade, que tecnologias utilizam nos seus websites e como otimizam os seus conteúdos, de forma a chegarem aos primeiros lugares nas pesquisas orgânicas, é importante para poder orientar a sua estratégia, certo? Afinal, é nos bons exemplos que nos devemos apoiar para tomar decisões. 

Algumas das ferramentas de SEO apresentadas acima, como o SEM Rush e o Ubersuggest, já lhe dão uma visão geral da concorrência, mas estas fantásticas ferramentas de espionagem vão mesmo ao “cerne” da questão!

Uma ferramenta tão simples e tão fácil de usar, que lhe vai dar informações preciosas! Se quer saber quantas vezes o seu concorrente é mencionado, quer seja através do URL do seu site ou numa citação, basta configurar os alertas do google e receberá relatórios periódicos com esse detalhe.

Disponibiliza-lhe métricas de posição nos SERPs, volume de visitas, taxas de rejeição e origens de tráfego, podendo comparar os seus resultados com o desempenho das marcas concorrentes. O SimiliarWeb é pago, mas poderá solicitar a sua demo gratuita durante 10 dias e usufruir de todas as suas funcionalidades.

Os insights da Buzzsumo podem ajudá-lo a ter ideias para criar conteúdo de alto desempenho. Para além disso, permite-lhe estar a par do que a concorrência está a fazer e saber, por exemplo, quais são as publicações nas redes sociais, de uma determinada marca, que geraram mais engagement. 

Quer saber quais são as tecnologias que foram utilizadas no website do seu concorrente? É simples, basta inserir o Url no “Built With” e aguardar alguns segundos, rapidamente terá acesso a toda a informação que precisa.

Email Marketing

Ao contrário do que dizem as más linguas, o email marketing não morreu e está para durar! É extremamente importante para se manter presente na vida dos seus clientes e fomentar relações duradouras, para dar a conhecer promoções e novos produtos, bem como trabalhar novas leads e conduzir a cross-selling e up-selling.

O Mailchimp é uma poderosa ferramenta de email marketing, que lhe permite fazer campanhas e criar automações de email. É extremamente simples de utilizar e de configurar. A sua versão gratuita permite-lhe ter até 2.000 contactos e enviar até 10.000 emails por mês, com um limite diário de 2.000 envios. Aproveite e veja também as nossas dicas para criar um email marketing impactante e com retorno.

Gestão de Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é crucial para gerar interações com o seu público-alvo e aumentar a sua notoriedade. O desafio é ter tempo, durante o seu dia-a-dia profissional, para fazer as publicações. Também não é fácil interpretar as estatísticas das páginas para ter melhores resultados, não é? Anime-se! Existem ferramentas de marketing digital gratuitas para fazer a gestão das suas redes, onde pode agendar atempadamente todos os seus conteúdos e ter acesso às estatísticas de uma forma resumida e bastante prática.

Faça agendamentos atempados dos seus conteúdos – no plano free poderá fazer a gestão de 3 páginas diferentes (pode ser por exemplo: facebook, linkedin e instagram) e até 30 publicações por mês.

É a única plataforma sem versão free que aqui aconselhamos, porque vale mesmo a pena – o seu valor é competitivo e as suas funcionalidades são incríveis! Relatórios detalhados, agendamentos sem limites, análise à concorrência, social listening,  identificação de influencers e muito, muito mais.

Stocks de imagens e vídeos

Ter uma boa apresentação depende muito de uma boa imagem, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, é ou não é?! Use e abuse destes stocks gratuitos de imagens e vídeo, onde poderá encontrar recursos profissionais a custo zero!

Pexels imagens
Pexels vídeos
Pixabay
Unsplash
Kaboom Pics
Picography

Edição de Imagens e Vídeos

Um bom design é capaz de transmitir a identidade da sua marca, com a mensagem adequada e o tom de comunicação certo, independentemente do meio em que é aplicado – websites, redes sociais, peças publicitárias, etc. As ferramentas seguintes ajudam-no a criar designs com um aspeto profissional e a sua utilização é bastante simples.

Na versão gratuita do Canva poderá criar designs para os seus posts de redes sociais, banners para websites, flyers, folhetos e muito mais. Dê asas à sua imaginação e comece a criar.

O GIMP é um editor de imagens gratuito e de código aberto, para Windows, Mac e Linux. É uma boa alternativa gratuita ao Photoshop e disponibiliza uma série de ferramentas e recursos para criar designs únicos e editar as suas imagens.

Sabendo que o vídeo é o formato que tem, por norma, melhor desempenho e interação, reforce a sua estratégia digital através de vídeo marketing. Conte com a ajuda do Filmora, uma plataforma simples e intuitiva, para fazer a edição dos seus vídeos. Pode cortar, aplicar filtros sobre a imagem e músicas de fundo, a sua imaginação é o limite. E acredite, não é preciso ser nenhum expert para ter um resultado satisfatório.

Comprimir ou Redimensionar imagens

Ter imagens comprimidas é meio caminho andado para que o seu website carregue rapidamente, sem comprometer o desempenho e sem gerar taxas de abandono significativas. Da mesma forma, é importante que as imagens estejam adequadas à dimensão certa, tanto para websites, quanto para as redes sociais. Estas ferramentas permitem fazê-lo de forma muita rápida e simples.

Também conhecido como “tinyPanda” – aqui pode comprimir as suas imagens png, garantindo uma excelente qualidade de exportação.

Permite comprimir, redimensionar, recortar, converter PNG em JPEG, aplicar marcas de água e ainda editar as suas fotos – tudo isto na versão free e sem ter de fazer login.

Nesta ferramenta super simples, tudo o que tem de fazer é o upload da sua imagem PNG, clicar em “comprimir” e aguardar uns brevíssimos segundos. Poderá comprimir várias imagens de uma só vez.

Editar e Comprimir PDF

Quantas vezes não quis enviar um documento por email e o ficheiro excedia as dimensões permitidas? E quantas inseriu um PDF, na página do seu website, mas ficou a pensar que o ficheiro poderia comprometer o seu desempenho? Ora aqui fica a solução à medida dos seus problemas.

Auto-intitulado o “super-herói do PDF”, o Small PDF corresponde e faz juz ao seu posicionamento. Serve para muito mais do que, apenas, comprimir PDFs. Com esta super ferramenta gratuita poderá dividir e juntar PDFs, comprimir ao máximo o peso do ficheiro, dividir ou juntar vários ficheiros e converter PDF para word, excel, powerpoint e vice-versa.

 

Encurtar URLs

Quandos os URLs são muito extensos, fica “feio” fazer a sua partilha nas redes sociais, em emails ou em referências, não é? Com estas ferramentas pode gerar uma versão encurtada do seu link.

É de longe o encurtador de URLs mais conhecido do planeta e a sua fama é merecida, tendo sido um dos pioneiros a disponibilizar esta funcionalidade. Com este recurso poderá encurtar o seu URL e, ainda, acompanhar as métricas de abertura do link que personalizou – desta forma poderá, por exemplo, saber quantas pessoas abriram o artigo X do seu site, a partir do facebook.

A nível de funcionalidades, o Cuttly é em tudo comparável ao Bitly, tendo, no entanto, uma interface mais apelativa, na nossa opinião. Não há nada como experimentar os dois e ver qual é o seu preferido! Na dúvida… utilize os dois, são free.

Gestão de Projetos

Nem sempre é fácil controlar a agenda, dividir tarefas, acompanhar os projetos que estão a decorrer e ainda calcular quantas horas a sua equipa tem livres para aceitar novos desafios, certo? Estas ferramentas gratuitas de gestão de projetos vão revolucionar o seu dia-a-dia empresarial e prometem simplificar a sua vida. Ambas as ferramentas disponibilizam recursos mais do que suficientes para uma PME, na sua versão free. Aproveite e otimize os seus recursos ainda hoje.

O ClickUp é o nosso gestor preferido. Este foi concebido para dar resposta a todo o tipo de equipas, independentemente da sua área de negócio, tornando-as mais eficientes, através de uma plataforma amplamente personalizável e escalável. Mais do que gestão de tarefas, esta ferramenta magistral permite uma gestão de documentos, lembretes, metas, calendários, agendamentos e até inbox de emails.

O Trello é uma plataforma para gestão de projetos, com um design versátil, cujo interface pode ser ajustado de acordo com as necessidades e preferências do utilizador. Disponibiliza funcionalidades para gestão de trabalho, hierarquia de prioridades e estado dos seus projetos.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil!

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