Google My Business – Como utilizar esta ferramenta a favor do seu negócio

08/04/2021

“O perfil da empresa gratuito no Google My Business ajuda a melhorar a relação com os clientes, a nível local, na Pesquisa Google e no Maps.” – Google

Dito isto, trabalhar a sua presença no Google My Business é importantíssimo, para que possa alcançar mais clientes, quando estes fazem pesquisas online.

“Mas afinal, o que é o Google My Business? E como me pode ajudar? É facil criar uma conta?” 

Vamos esclarer todos os pormenores desta fantástica ferramenta, para que a utilize em seu proveito! Continue a ler e saiba tudo o que precisa…

1. O que é o Google My Business?

Google My Business é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, que permite gerir a presença da sua empresa on-line, no motor de pesquisas – Google Search e Google Maps.

Ao criar e nutrir o seu perfil, com informações sobre a sua empresa, está a ajudar os clientes a encontrá-la mais facilmente

O Google My Business não é “apenas mais uma ferramenta” gratuita – é uma arma poderosa para os negócios locais que querem melhorar o seu SEO. Depois de criar a conta, a sua empresa terá maior probabilidade de ser encontrada online.

Quando alguém pesquisar pelo nome da sua empresa, o seu perfil será exibido à direita, ao lado dos resultados da pesquisa – disponibilizando todas as informações necessárias, para o utilizador entrar em contacto consigo rapidamente ou visitar o seu espaço.

E quando alguém, localizado na sua região, procurar por produtos e serviços que disponibiliza, a sua empresa será listada nos resultados locais, juntamente com os seus concorrentes.

2. Porque devo utilizar o Google My Business?

A resposta é simples: porque assim os seus potenciais clientes vão encontrar a sua empresa mais facilmente.

Se quer atingir um maior número de pessoas, maximizar as suas vendas e destacar o seu negócio da concorrência, criar uma conta nesta ferramenta é imprescindível.

As vantagens são muitas, mas vamos tentar resumir as mais importantes:

 

1. É fulcral para o SEO local

Ter um website e criar conteúdo de qualidade com frequência, é incomportável para grande parte dos negócios locais. O Google My Business pode ser uma grande ajuda, pois, se trabalhar bem a informação do seu negócio, os produtos e serviços disponibilizados, horários, fotos e links para as redes sociais, estará a melhorar a forma como o seu negócio é “visto” pelo Google e dessa forma conseguirá ser encontrado online e atrair mais visitantes.

 

2. Permite-lhe apresentar a sua empresa de forma rápida e fácil

Num só local, o utilizador terá acesso a todas as informações da sua empresa: nome, apresentação, morada, horário, produtos e serviços disponibilizados, fotos e vídeos do espaço, avaliação de outros clientes e contactos. 

 

3. Pode criar uma relação com os seus clientes e influenciar os potenciais

Incentive os seus atuais clientes a deixarem testemunhos, avaliações, fotos e experiências com a marca, de forma a influenciar a decisão dos potenciais clientes.

Responda a todas as avaliações, críticas e questões dos seus clientes, de forma a criar maior ligação com a marca – aproveite para conhecer melhor o perfil do seu consumidor.

 

4. Pode criar o seu próprio site

Caso não tenha meios e recursos para fazer um website à medida, poderá utilizar a versão gratuita disponibilizada pelo Google e personalizá-lo de acordo com o seu negócio –  template, cores, tipos de letra, conteúdos e galerias com produtos e fotos do espaço. É uma boa opção para pequenos negócios que estão a começar o seu trajeto no digital e não têm budget para um website.

 

5. Tem acesso a estatísticas úteis sobre o seu negócio

Analisar as métricas é fundamental para ajudar o seu negócio a crescer, possibilita-lhe ajustar o conteúdo ao que as pessoas procuram. Pode ver o modo como os clientes pesquisam a sua empresa, se a encontraram através da pesquisa ou do maps, as ações mais comuns efetuadas depois de encontrar o seu perfil, quantas fotografias viram, quantas pessoas pediram direcções para o seu escritório, etc. Com estes insights poderá otimizar o seu perfil. 

3. Guia para criar a sua conta no Google My Business

Se já entendeu a importância desta ferramenta e quer criar a sua conta, vamos lá! Nós damos uma mãozinha…

Passo 1 – Crie uma conta de email Gmail – se já tem uma, pode ignorar este passo

Passo 2 – Aceda à página do Google My Business através deste link

Passo 3 – Clique em “Gerir agora” e faça login com a sua conta gmail

google my business - criar conta

Passo 4 – Veja se a sua empresa já está inserida no google maps, caso já esteja, será necessário reclamar o perfil para ficar sob a sua gestão. Para avançar com a criação do perfil clique na primeira opção “crie uma empresa com este nome” – É aconselhável que utilize palavras-chave na criação do nome do seu negócio local, tais como “restaurante” ou “agência”.

Passo 5 – Aqui deverá seleccionar a categoria que melhor descreve o seu negócio. Comece a digitar e o google vai apresentar uma lista com as principais categorias – seleccione uma, mais tarde poderá acrescentar outras, se assim o entender.

Passo 6 – Se tiver uma localização física, que os clientes possam visitar, seleccione “sim”

Passo 7 – Preencha a sua morada de forma completa

Passo 8 – Arraste o pin vermelho para a localização mais aproximada da sua morada

Passo 9 – Se prestar serviços fora da sua localização – por exemplo, se for um restaurante com serviço de entregas – seleccione “sim”

Passo 10 – Caso tenha seleccionado “sim” na etapa anterior, deverá agora indicar em que áreas presta os seus serviços – pegando no exemplo anterior, o seu restaurante localizado em Setúbal poderá fazer entregas até Palmela, Azeitão, etc.

Passo 11 – Preencha os seus dados de contacto de forma completa, para que os clientes possam chegar até si

Passo 12 – Conclua a criação do perfil – “concluir”

Passo 13 – Poderá saltar esta fase e fazê-lo mais tarde, mas é altamente recomendável que preencha o seu horário

Passo 14 – Defina se pretende, ou não, receber mensagens dos seus clientes – recomendamos que aceite.

Passo 15 – Adicione a descrição da sua empresa – não se esqueça de enfatizar as suas mais-valias e o que o diferencia da concorrência.

Passo 16 – Adicione fotos da sua empresa

Passo 17 – Finalize o perfil 

Passo 18 – Aceda ao seu backoffice de gestão e vá ao separador “empresas”

Passo 20 – Pouco tempo após criar o seu perfil, o estado da conta será “a processar”. Passadas algumas horas, o estado altera para “validação necessária”. 

Para que a sua empresa apareça correctamente e para ter acesso a todas as funcionalidades, é necessário validar o seu perfil – clique em “validar”

Preencha a sua morada, de forma a que que lhe seja enviado o código de validação – vai recebê-lo por correio, no prazo de 7 a 10 dias úteis. 

Quando o seu código chegar à morada, aceda à mesma área no Google My Business e introduza-o, a sua conta ficará automáticamente validada e o estado passa a “validado”.

4. Maximize o retorno do seu perfil

Mais importante do que criar e configurar a sua conta, é focar-se em alimentar o seu perfil e ser relevante para as pessoas que o procuram:

  • Mantenha todos os dados da empresa atualizados – Morada, horários, período de férias, números de telefone, etc.
  • Alerte para horários especiais e períodos de férias – Se vai estar fechado no Natal ou fazer horário especial na Páscoa, não se esqueça de manter os seus clientes a par dos horários especiais. O mesmo se aplica aos períodos de férias. 
  • Adicione fotos do espaço – Negócios com fotografias atraem mais pessoas – tente publicar fotografias sempre que possível – do seu espaço, equipa, dinâmica com clientes, produtos, entre outros temas pertinentes à sua área de atuação.
  • Publique com frequência – utlilize imagens apelativas e um bom texto para comunicar ofertas especiais, novos produtos ou alguma novidade que queira transmitir – como por exemplo, alterações devido ao covid 19 – seja criativo e foque-se em fazer publicações com relevância.
  • Acompanhe e responda a todas as avaliações – Responder a todas as avaliações, ajuda a humanizar a marca e estabelecer uma conexão real com o seu consumidor. Se as críticas forem menos positivas, aceite e responda de forma a minimizar os danos da má experiência relatada.
  • Incentive os seus atuais clientes a deixarem os testemunhos – Cada vez mais, os testemunhos e avaliações dos outros consumidores, são preponderantes para que tomemos a decisão de comprar uma marca, em detrimento de outra. Portanto aposte neste ponto: peça aos seus clientes para deixarem testemunhos, e se necessário crie incentivos para quem o faz. Simplique o processo: gere um link e envie-o, por exemplo quando o cliente finaliza uma compra ou um projeto. Centralize aqui todos os seus testemunhos / comentários.
  • Analise as estatísticas do seu negócio e tome as melhores decisões – procure melhorar sempre que possível, utilize os dados estatísticos para se guiar quanto aos conteúdos com maior aceitação e desempenho

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se está interessado em receber todos os nossos artigos e dicas sobre o mundo de design, web e digital, então, não se esqueça de subscrever à nossa newsletter aqui embaixo no rodapé, desta forma estará sempre atualizado!