Google Shopping – Como utilizar para vender mais?

24/05/2021

O Google Shopping pode fazer verdadeiros “milagres” pela sua loja online! 

Se trabalha com ecommerce, mas ainda não utiliza esta plataforma, saiba que está a perder milhares de vendas online!

Uma das inúmeras facilidades que a internet nos trouxe, foi a possibilidade de fazer compras sem sair do conforto do nosso lar. Adquirir produtos ou contratar serviços, em apenas alguns cliques, é uma comodidade que atrai milhares de pessoas e os portugueses estão cada vez mais propensos a esta modalidade. É uma oportunidade que não pode deixar escapar, certo?

O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) é muitas vezes esquecido. Tão esquecido, que representa apenas 20% dos cliques em pesquisas pagas.  Segundo a Wordstream, para algumas consultas de produtos, os anúncios Google Shopping recebem 64% dos cliques!

Quer com isto dizer que representa uma enorme oportunidade para multiplicar as suas vendas e expandir o seu negócio.

Neste artigo explicamos tudo sobre o Google Shopping e como pode usá-lo a favor do seu negócio, para gerar mais vendas na sua loja de ecommerce.

Está pronto? Vamos a isso!

1. O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma plataforma de vendas, que exibe produtos de diferentes lojas online (e-commerce). 

Permite-lhe promover produtos, aumentar o tráfego da sua loja e chegar a clientes mais qualificados e com uma maior intenção de compra.

Quando um utilizador pesquisa por determinado produto online, o Google apresenta em primeiro lugar os anúncios do shopping – que incluem foto do produto, nome, preço e loja que o comercializa.

Em apenas um clique, o utilizador pode ver as diversas lojas que vendem o produto que procura e comparar os preços, de forma rápida e prática, sem que seja necessário aceder a cada uma das lojas. Ao clicar sobre qualquer produto, é encaminhado para a loja online do comerciante.

De forma simplificada, o Google Shopping funciona como um comparador de preços.

2. Onde aparecem os anúncios de Google Shopping?

As campanhas Google Shopping têm uma grande exposição e permitem mostrar anúncios nos seguintes locais:

  • Rede de Pesquisa Google (por cima dos anúncios de texto “rede de pesquisa”);
  • Google Shopping (no Chrome a divisória chama-se “Compras”);
  • Google Imagens;
  • Rede de Display Google (websites, blogs, Gmail, Youtube);
  • Rede de Parceiros de Pesquisa Google (Google Maps, IOL, SAPO, etc.).

Aqui ficam alguns exemplos de visualização dos anúncios Google Shopping:

Rede de Pesquisa

Google Shopping (Compras)

 

Google Imagens

google shopping imagens

3. O que o Google Shopping pode fazer pelo meu negócio?

Existem inúmeras vantagens em utilizar o Google Shopping, resumimos aqui as que consideramos mais importantes:

  • Aumenta a visibilidade da sua loja – a sua loja pode estar em evidência, mesmo se não for “conhecido” no mercado;
  • Aumenta o nº de visitantes da sua loja online (e-commerce); 
  • Controlo financeiro – pague apenas pelo nº de pessoas que são encaminhadas para a sua loja online;
  • Gera leads mais qualificadas – pessoas que já estavam à procura dos produtos que disponibiliza e que já fizeram uma pré-selecção dos fornecedores, antes de clicar para a sua loja online;
  • É uma ótima forma de chegar a novos clientes;
  • Mais conversões e custos por click considerávelmente mais baixos, o que gera um maior retorno;
  • Maior presença no motor de pesquisas;
  • É mais fácil criar e gerir campanhas.

4. O que é necessário para anunciar no google shopping

Para que possa anunciar no Google Shopping, será necessário:

  • Ter uma loja online que venda produtos “físicos” ou produtos digitais que possibilitem download;
  • Ter conta Google Merchant Center e Google Ads
  • Criar um Feed de produtos no Merchant Center;
  • Ter um processo de checkout seguro;
  • Definir políticas de devolução e políticas de reembolso;
  • Apresentar informações de contacto (morada, email e telefone);
  • Apresentar termos e condições de faturação;
  • Apresentar política de privacidade;
  • Definir opções de entrega na morada estipulada pelo cliente.

De seguida, apresentamos-lhe um guia passo-a-passo, para que possa criar os seus anúncios e aumentar as suas vendas, já hoje!

5. Guia de criação passo-a-passo

1. Crie a sua conta no Google Merchant Center

Preencha todas as informações sobre seu negócio e siga os passos de verificação da sua loja online, para garantir que é o proprietário do negócio.

google merchant center

2. Insira os seus produtos 

Dedique especial atenção a este passo, pois o Google determina a pertinência do seu anúncio, para determinado utilizador, de acordo com as informações que insere na sua descrição. 

Como o Google Shopping não funciona com keywords, deverá “caprichar” nos títulos e descrições dos seus produtos, assegurando que estão ajustados ao que os potenciais clientes pesquisam.

Os dados a preencher para cada produto são: Nome, Imagem, Descrição, Categoria e Preço.

Por esta altura deve estar a pensar, se tiver 500 produtos, tenho de os inserir todos manualmente? Não, não tem, pode ficar descansado! Existem extensões que extraem e formatam todos os produtos da sua loja online, de acordo com os padrões do Google Shopping.

Aqui fica um vídeo da Google, que lhe explica como pode completar esta etapa: 

3. Vincule as contas Google Merchant Center e Google Ads

Assim que tiver todos os seus produtos na conta Google Merchant, deverá vincular a conta ao Google Ads, para dar início aos seus anúncios.

O pedido de ligação deverá ser feito a partir da sua conta Google Merchant e o convite de vinculação aparece na conta Google Ads (na divisória Contas Associadas – Merchant Center) – logo que o convite seja aceite, as contas começam a partilhar informação entre si.

Antes de criar a sua campanha, confirme que cumpriu todos os requisitos das campanhas do Google Shopping.

4. Crie a sua campanha

1. Faça login no seu Google Ads > aceda às campanhas > clique em “+” (nova campanha)

2. Escolha um objetivo para a campanha:

google ads objetivo campanha

3. Em “tipo de campanha” escolha Shopping:

4. Defina qual é a conta Google Merchant que deve estar associada à campanha

5. Indique quais são os produtos que serão anunciados nesta campanha e se pretende filtrá-los por inventário

6. Seleccione as redes nas quais pretende mostrar os seus anúncios

7. Seleccione os dispositivos (por default o Google tem “todos”)

8. Segmente as regiões nas quais quer mostrar os seus anúncios – obrigatóriamente, terão de ser zonas onde assegura a entrega dos artigos

9. Defina as estratégias de lance da sua campanha, o orçamento diário, bem como o método de fornecimento e horário dos anúncios

5. Crie os seus grupos de anúncios

1. Determine qual é o nome do grupo de anúncios

2. Escolha o tipo que mais se adequa à sua realidade:

  • Product Shopping Ads: Anúncios individuais para cada produto, que são criados de forma automática, com base nos detalhes de produto que foram carregados no Google Merchant Center. Neste caso, o lance CPC é igual para todos os produtos.
  • Showcase Shopping Ads: Os produtos são agrupados num só anúncio, de acordo com características em comum – esta opção necessita de passos extra para terminar a configuração. 

6. Dicas para maximizar o seu retorno

Quando criar os seus anúncios, tenha atenção aos seguintes pormenores, pois fazem toda a diferença:

  • Crie títulos com menos de 70 caracteres, que incluam keywords que os seus potenciais clientes utilizam, para procurar produtos que disponibiliza;
  • Crie descrições únicas e ilustrativas, ricas em palavras-chave, com, até, 500 caracteres;
  • Evite utilizar, excessivamente, linguagem promocional;
  • Utilize boas fotografias para ilustrar os seus produtos e se possível crie ambientes para se diferenciar – fotografias únicas são valorizadas pelo Google;
  • Os anúncios para a rede de display do Google podem ser convertidas em campanhas Smart Shopping – campanhas “inteligentes”, nas quais o google exibe os anúncios aos utilizadores com maior probabilidade de efectuarem uma compra, segmentados através de mecanismos de machine learning
  • Combine anúncios Google Shopping com anúncios de texto – estudos realizados pela Google indicam que, ao utilizar estes dois tipos de anúncio em simultâneo, as visitas à loja aumentam 90% e as compras 80% 

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se está interessado em receber todos os nossos artigos e dicas sobre o mundo de design, web e digital, então, não se esqueça de subscrever à nossa newsletter aqui embaixo no rodapé, desta forma estará sempre atualizado!

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