O Google Shopping pode fazer verdadeiros “milagres” pela sua loja online!
Se trabalha com ecommerce, mas ainda não utiliza esta plataforma, saiba que está a perder milhares de vendas online!
Uma das inúmeras facilidades que a internet nos trouxe, foi a possibilidade de fazer compras sem sair do conforto do nosso lar. Adquirir produtos ou contratar serviços, em apenas alguns cliques, é uma comodidade que atrai milhares de pessoas e os portugueses estão cada vez mais propensos a esta modalidade. É uma oportunidade que não pode deixar escapar, certo?
O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) é muitas vezes esquecido. Tão esquecido, que representa apenas 20% dos cliques em pesquisas pagas. Segundo a Wordstream, para algumas consultas de produtos, os anúncios Google Shopping recebem 64% dos cliques!
Quer com isto dizer que representa uma enorme oportunidade para multiplicar as suas vendas e expandir o seu negócio.
Neste artigo explicamos tudo sobre o Google Shopping e como pode usá-lo a favor do seu negócio, para gerar mais vendas na sua loja de ecommerce.
Está pronto? Vamos a isso!
1. O que é o Google Shopping?
O Google Shopping é uma plataforma de vendas, que exibe produtos de diferentes lojas online (e-commerce).
Permite-lhe promover produtos, aumentar o tráfego da sua loja e chegar a clientes mais qualificados e com uma maior intenção de compra.
Quando um utilizador pesquisa por determinado produto online, o Google apresenta em primeiro lugar os anúncios do shopping – que incluem foto do produto, nome, preço e loja que o comercializa.
Em apenas um clique, o utilizador pode ver as diversas lojas que vendem o produto que procura e comparar os preços, de forma rápida e prática, sem que seja necessário aceder a cada uma das lojas. Ao clicar sobre qualquer produto, é encaminhado para a loja online do comerciante.
De forma simplificada, o Google Shopping funciona como um comparador de preços.
2. Onde aparecem os anúncios de Google Shopping?
As campanhas Google Shopping têm uma grande exposição e permitem mostrar anúncios nos seguintes locais:
- Rede de Pesquisa Google (por cima dos anúncios de texto “rede de pesquisa”);
- Google Shopping (no Chrome a divisória chama-se “Compras”);
- Google Imagens;
- Rede de Display Google (websites, blogs, Gmail, Youtube);
- Rede de Parceiros de Pesquisa Google (Google Maps, IOL, SAPO, etc.).
Aqui ficam alguns exemplos de visualização dos anúncios Google Shopping:
Rede de Pesquisa
Google Shopping (Compras)
Google Imagens
3. O que o Google Shopping pode fazer pelo meu negócio?
Existem inúmeras vantagens em utilizar o Google Shopping, resumimos aqui as que consideramos mais importantes:
- Aumenta a visibilidade da sua loja – a sua loja pode estar em evidência, mesmo se não for “conhecido” no mercado;
- Aumenta o nº de visitantes da sua loja online (e-commerce);
- Controlo financeiro – pague apenas pelo nº de pessoas que são encaminhadas para a sua loja online;
- Gera leads mais qualificadas – pessoas que já estavam à procura dos produtos que disponibiliza e que já fizeram uma pré-selecção dos fornecedores, antes de clicar para a sua loja online;
- É uma ótima forma de chegar a novos clientes;
- Mais conversões e custos por click considerávelmente mais baixos, o que gera um maior retorno;
- Maior presença no motor de pesquisas;
- É mais fácil criar e gerir campanhas.
4. O que é necessário para anunciar no google shopping
Para que possa anunciar no Google Shopping, será necessário:
- Ter uma loja online que venda produtos “físicos” ou produtos digitais que possibilitem download;
- Ter conta Google Merchant Center e Google Ads
- Criar um Feed de produtos no Merchant Center;
- Ter um processo de checkout seguro;
- Definir políticas de devolução e políticas de reembolso;
- Apresentar informações de contacto (morada, email e telefone);
- Apresentar termos e condições de faturação;
- Apresentar política de privacidade;
- Definir opções de entrega na morada estipulada pelo cliente.
De seguida, apresentamos-lhe um guia passo-a-passo, para que possa criar os seus anúncios e aumentar as suas vendas, já hoje!
5. Guia de criação passo-a-passo
1. Crie a sua conta no Google Merchant Center
Preencha todas as informações sobre seu negócio e siga os passos de verificação da sua loja online, para garantir que é o proprietário do negócio.
2. Insira os seus produtos
Dedique especial atenção a este passo, pois o Google determina a pertinência do seu anúncio, para determinado utilizador, de acordo com as informações que insere na sua descrição.
Como o Google Shopping não funciona com keywords, deverá “caprichar” nos títulos e descrições dos seus produtos, assegurando que estão ajustados ao que os potenciais clientes pesquisam.
Os dados a preencher para cada produto são: Nome, Imagem, Descrição, Categoria e Preço.
Por esta altura deve estar a pensar, se tiver 500 produtos, tenho de os inserir todos manualmente? Não, não tem, pode ficar descansado! Existem extensões que extraem e formatam todos os produtos da sua loja online, de acordo com os padrões do Google Shopping.
Aqui fica um vídeo da Google, que lhe explica como pode completar esta etapa:
3. Vincule as contas Google Merchant Center e Google Ads
Assim que tiver todos os seus produtos na conta Google Merchant, deverá vincular a conta ao Google Ads, para dar início aos seus anúncios.
O pedido de ligação deverá ser feito a partir da sua conta Google Merchant e o convite de vinculação aparece na conta Google Ads (na divisória Contas Associadas – Merchant Center) – logo que o convite seja aceite, as contas começam a partilhar informação entre si.
Antes de criar a sua campanha, confirme que cumpriu todos os requisitos das campanhas do Google Shopping.
4. Crie a sua campanha
1. Faça login no seu Google Ads > aceda às campanhas > clique em “+” (nova campanha)
2. Escolha um objetivo para a campanha:
3. Em “tipo de campanha” escolha Shopping:
4. Defina qual é a conta Google Merchant que deve estar associada à campanha
5. Indique quais são os produtos que serão anunciados nesta campanha e se pretende filtrá-los por inventário
6. Seleccione as redes nas quais pretende mostrar os seus anúncios
7. Seleccione os dispositivos (por default o Google tem “todos”)
8. Segmente as regiões nas quais quer mostrar os seus anúncios – obrigatóriamente, terão de ser zonas onde assegura a entrega dos artigos
9. Defina as estratégias de lance da sua campanha, o orçamento diário, bem como o método de fornecimento e horário dos anúncios
5. Crie os seus grupos de anúncios
1. Determine qual é o nome do grupo de anúncios
2. Escolha o tipo que mais se adequa à sua realidade:
- Product Shopping Ads: Anúncios individuais para cada produto, que são criados de forma automática, com base nos detalhes de produto que foram carregados no Google Merchant Center. Neste caso, o lance CPC é igual para todos os produtos.
- Showcase Shopping Ads: Os produtos são agrupados num só anúncio, de acordo com características em comum – esta opção necessita de passos extra para terminar a configuração.
6. Dicas para maximizar o seu retorno
Quando criar os seus anúncios, tenha atenção aos seguintes pormenores, pois fazem toda a diferença:
- Crie títulos com menos de 70 caracteres, que incluam keywords que os seus potenciais clientes utilizam, para procurar produtos que disponibiliza;
- Crie descrições únicas e ilustrativas, ricas em palavras-chave, com, até, 500 caracteres;
- Evite utilizar, excessivamente, linguagem promocional;
- Utilize boas fotografias para ilustrar os seus produtos e se possível crie ambientes para se diferenciar – fotografias únicas são valorizadas pelo Google;
- Os anúncios para a rede de display do Google podem ser convertidas em campanhas Smart Shopping – campanhas “inteligentes”, nas quais o google exibe os anúncios aos utilizadores com maior probabilidade de efectuarem uma compra, segmentados através de mecanismos de machine learning
- Combine anúncios Google Shopping com anúncios de texto – estudos realizados pela Google indicam que, ao utilizar estes dois tipos de anúncio em simultâneo, as visitas à loja aumentam 90% e as compras 80%
Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se está interessado em receber todos os nossos artigos e dicas sobre o mundo de design, web e digital, então, não se esqueça de subscrever à nossa newsletter aqui embaixo no rodapé, desta forma estará sempre atualizado!
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